sábado, 5 de fevereiro de 2011

Quando o cão está pronto para iniciar o trabalho em TAA

Para saber se o cão pode começar o trabalho em TAA, verifico umas regras básicas que me ajudam a na avaliação do candidato .
Não ser filhote. Um filhote precisa brincar, descobrir os cheiros, morder ossinhos e até passar pela fase da destruição de objetos com cheiro de seus donos. É fundamental passar toda a sua infância brincando e aprendendo como se comportar adequadamente através do erro e acerto.
Não ter medo de ser tocado por estranhos. O co-terapeuta que já está 100% dessensibilizado,fica tranqüilo e relaxado quando estranhos tocam seu corpo. Veja, existe uma diferença entre “deixar ser tocado” e ficar “tranqüilo ao ser tocado”.  O cão pode não morder ou rosnar, mas se o cão ficar inquieto ou rígido, ele não está totalmente preparado para a TAA.
O trabalho de dessensibilização é fundamental para cães que vão trabalhar com terapia assistida.
3º Ser dócil e meigo. Embora docilidade e meiguice sejam habilidades consideradas inerentes, o modo como o cão é criado vai potencializar ou amenizar essas características. É importante o cão em treinamento receber muito carinho de pessoas diversas, se possível ter contato com crianças e idosos.  Um bom treinamento é levá-lo ainda filhote em um shopping Center. Você irá encontrar várias pessoas querendo passar a mão nele. Não tem quem não resista a um filhote.
Bem, se o cão preencher esses três requisitos, já poderá começar a freqüentar as sessões de TAA. Mas a princípio ele deve ir só para observar os outros cães atuarem e aos poucos, ele começa a participar de algumas atividades até adquirir confiança e experiência.
Segue foto do Zequinha no seu primeiro dia de socialização.
     

4 comentários:

  1. Kátia, vc é minha ídala!!! rsrs Estou trabalhando junto com o projeto pelo próximo da Roberta daqui do Rio.
    Breve darei uma passada por Sampa e queria te ver, mas a gene combina!
    Bjo grande!
    Elaine Natal

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu post! Irei postar para todos os integrantes do projeto!

    ResponderExcluir
  3. Ah essa rapozinha é um doce!! Dá um apertão nele por nós todos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kátia, fiquei muuuuiiiito feliz que vc ficou com o Zequinha. Não gosto nem de lembrar daquele dia 24 de dezembro de 2010... O Zequinha será eternamente grato a vc, amigo incondicional para todas as horas. Os outros dois Paçoca e Amendoim estão no abrigo e estamos fazendo uma força conjunta para encontrar um lar com muito amor carinho para eles. Vc é uma pessoa abençoada, continue sempre amando os animais,eles sim sabem reconhecer isso. Beijos Adri

    ResponderExcluir