quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Expectativa versus ansiedade.

Voltando de férias com mais disposição, mais desejo de realizações e mais um cachorro. Zequinha o mascote da família. Depois conto sua história.
UM ÓTIMO 2011

Expectativa versus ansiedade.

O cão que trabalha em TAA, pode ter um comportamento inadequado em determinada atividade durante a sessão. Um exemplo é nas atividades com bola. Os cães, principalmente goldens e labradores, ficam excitados e acabam ou pulando no assistido ou latindo até que joguem a bola para ele pegar.
E como resolver essa questão.
Entramos em uma sutil diferença que muda completamente a postura do cão. A divergência entre expectativa e ansiedade.
Um cão, para ter bom rendimento, necessita que o seu condutor consiga criar uma expectativa nele durante as atividades na sessão. O cão precisa ter a certeza  que irá ganhar a recompensa. Dessa forma, o cão fica motivado para fazer aquele comando, pois no final será recompensado com petisco, carinho ou um brinquedo. O cão espera o tempo que for necessário para ser recompensado. Mas quando o condutor ultrapassa o limite da tolerância do cão, a expectativa se transforma em ansiedade que leva ao mau comportamento.
O que fazer?

Primeiro: diminuir o tempo para dar a recompensa;
Segundo: enquanto o cão não assimilar que será recompensado, dê o prêmio sempre que tiver o comportamento correto, sem intervalos.

Abaixo a definição das duas palavras, segundo o dicionário Michaelis on-line e no final, a apresentação informal do Zequinha.  
expectativa
ex.pec.ta.ti.va
sf (lat exspectare+ivo) 1 Situação de quem espera uma probabilidade ou uma realização em tempo anunciado ou conhecido. 2 Esperança, baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas. 3 Estado de quem espera um bem que se deseja e cuja realização se julga provável.
ansiedade
an.si.e.da.de
sf (lat anxietate) 1 Aflição, angústia, ânsia. 2 Psicol Atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos.
Pulguinha, Zequinha, Colt e Frida
Pulguinha, Colt, Balú e Zequinha já se sentindo parte da turma  
         

Um comentário: