terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quando nossas vidas se cruzaram



Embora esse blog não seja sobre cães de resgate, tenho que abrir uma exceção para contar como o Zequinha chegou até mim. Mesmo porque meu objetivo é trocar informações sobre TAA e socialização de cães, então não irei fugir do assunto, já que penso em dividir com você o processo de treinamento não só do Zequinha, como o meu também, de treinadora, pois pela primeira vez treino um cão meu para TAA.

No Morumbi, sempre socializo os cães numa praça fechada (parque). É um lugar ermo, rústico e talvez por isso pouquíssimo frequentado pelos moradores da região. Lá, subindo mais ao fundo, existem árvores da mata Atlântica que dão ao lugar um aspecto selvagem.

No dia 23 de dezembro, como sempre, cheguei e soltei meus cachorros por ali. Não demorou muito, alguns começaram a latir na direção das árvores. Quando fui verificar, encontrei quatro cães amarrados numa árvore. Dois de grande porte, um macho e uma fêmea, e dois pequenos. E o incrível da crueldade é que o pescoço deles tinha sido amarrado tão próximo do tronco que eles não conseguiam nem sentar.

Bem, não tenho muito estômago para descrever casos de abusos, mas, para resumir, como os maiores estavam agressivos (rosnando e latindo) e não me deixavam chegar perto para ajudá-los, chamei uma protetora que é voluntária na ONG em que trabalho, a Adriana Futema. Ela, com o auxílio de outra voluntária, a Elizangela, conseguiu soltá-los no dia seguinte. Infelizmente um pequeno fugiu e elas não conseguiram recuperá-lo. Os outros três foram encaminhados ao veterinário. Aparentemente eles estavam bem, apenas apresentando sinais de desidratação e desnutrição. O pequeno estava mais machucado na região do pescoço, pois como enquanto estava lá preso ele conseguiu se desvencilhar da coleira (que maldosamente estava envolvida em arame farpado!), acabou arranhando todo o pescoço.

Saindo do veterinário, os cães maiores, que receberam o nome de Amendoim e Paçoca, foram encaminhados para um sítio e aguardam um dono para serem adotados (mais detalhes no blog: http://cachorrinhonikko.blogspot.com/ ).

Bem, quanto ao pequeno, nesse exato momento está deitado embaixo da mesa do computador , com seu brinquedo preferido. 

Zequinha com o brinquedo da Zazá

2 comentários:

  1. Kátia, muito obrigado por compartilhar esse caso com todos. Realmente estamos a procura de donos para o Amendoim e a Paçoca são ótimos cães. E fico muuito feliz de saber que o Zequinha recebe muito amor e carinho e el com certeza saberá retribuir isso. Eles só faltam falar... rs rs rs Beijos Dri

    ResponderExcluir