quinta-feira, 3 de março de 2011

Qual a melhor raça para TAA?




Nos emails que recebo, uma das perguntas mais recorrentes é qual a melhor raça para TAA.
Acho que a probabilidade maior de acerto, sem dúvida é um cão vira-lata de mais ou menos 2 anos de idade. Isso porque as opções são muitas. Existe uma enorme demanda de cães em abrigo esperando por um dono. Todos os temperamentos, tipos de pelos e tamanho. É só ter calma para encontrar o cão exatamente como você imaginou. Mas infelizmente tem um detalhe que prejudica muito a busca em abrigos.
Esse “detalhe” que impede muitos profissionais, no qual eu me incluo, de procurar um cão em abrigos é a emoção, o sentimento que surge em nós ao depararmos com cães asilados.
Até se chegar ao cão ideal, você terá que avaliar muitos ou se tiver sorte, alguns cães que estão prontos para serem adotados e que precisam de um lar.
Pense em quantos cães você terá que avaliar e quantos NÃOs você terá que dizer antes de encontrar seu cão. É muito difícil separar o emocional do racional nesses casos.
Bem, mas você tem uma opção que é conversar com algumas protetoras sobre seus objetivos de ter um cão co-terapeuta e dizer a importância do temperamento do cão. Também é fundamental fazer algumas perguntas que ajudarão na hora da escolha.
Veja algumas dicas para perguntar a uma protetora:
- o cão tem entre 2 e 4 anos. Um cão jovem adulto é muito mais fácil de reconhecer seu temperamento;
- ele brinca com outros cães;
- quando você chega ao abrigo como ele te recebe (se pula em cima de você, fica escondido com medo da reação dos outros cães ou se fica brigando tentando afastar os outro cães de perto de você);
- tem algum trauma de barulhos, de pessoas ou de ser tocado;
- na maioria do tempo, como fica o rabo dele, para cima ou para baixo;
- ele fica tranquilo quando colocado de barriga para cima;
Caso as repostas sejam positivas, peça para vê-lo e aplique a avaliação de cães para TAA.
Feito todas essas etapas, sem dúvida, o cão além de ganhar uma casa e um dono, será um ótimo cão co-terapeuta.

3 comentários:

  1. Kátia, que maravilha! Assino embaixo. Realmente a emoção é muito grande, mas temos que pensar que independente dos muitos nãos, terá um SIM e esse´faz a diferença! Tanto para quem está adotando e´principalmente para o adotado,ele com certeza saberá qual é o seu papel como co terapeuta. Parabéns pelo texto!

    Beijos
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito bom teu texto. Por gentileza como é a avaliação de cães para TAA? Podes me indicar um material a respeito?

    Abraço e obrigado,
    Vinícius Ferreira
    São Leopoldo - RS

    ResponderExcluir
  3. Olá Vinícius. posso te mandar por email a avaliação que utilizo. Eu adaptei a avaliação que os americanos e os canadenses utilizam. No Brasil, somos muito passionais e gostamos de demonstrações de afetividade, por isso, utilizo um teste voltado mais para as capacidades "amorosas" dos cães.

    ResponderExcluir