terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Umberto D

Desde os 14 anos de idade, quando comecei a sair sozinha, lembro de ir ao cine Belas Artes.
Dentre os muitos filmes que assisti e assisto até hoje no Belas Artes tem alguns que contribuíram para descobrir qual seria a minha profissão .
Quero prestar uma homenagem ao Belas Artes colocando a cena final de um desses filmes, talvez o mais impactante. Esse filme foi realizado no início dos anos 1950, no pós-guerra. Nessa época, a europa estava em frangalhos, com muito desemprego e pessoas em situação de miséria. O diretor Vitório de Sica filmou essa história, não com atores profissionais, mas com pessoas comuns que estavam realmente passando por aquela situação.
Umberto é um homem já velho que perde seu emprego e não consegue mais se sustentar. Ele mora com seu cachorro numa pensão e para ele a saída é o suicídio. Mas antes de se suicidar, ele quer arranjar um bom lugar para seu cão. Bem, se formos comparar os filmes atuais com os italianos daquela época, pode parecer uma história piegas e excessivamente dramática, mas o seu realismo, principalmente na última cena, foi para mim uma das cenas mais marcantes da minha vida.

Um comentário:

  1. Nossa, Kátia, que coisa mais linda esta cena do Umberto D! Adorei, adorei. Que bom que você a postou pra nós.

    Um animal pode muito mesmo. Eu sempre penso que os animais domésticos são nossa possibilidade mais próxima, mais concreta de interagir com o divino. E aproveite quem puder.

    ResponderExcluir