quinta-feira, 10 de março de 2011

Jornada da Alma


Esse filme conta a história de Sabina Spielrein e seu relacionamento com Jung.
Com um diagnóstico de histeria, Sabina passou a ser tratada por Jung através do método da psicanálise. O envolvimento entre eles foi tão intenso que ultrapassou a relação paciente/terapeuta e eles acabaram sendo amantes por um tempo.
Bem, mas estou aqui, para dizer do outro lado de Sabina Spielrein . Depois de curada, Sabina se formou em medicina e começou a trabalhar com psicanálise se tornando uma das primeiras psicanalistas a desenvolver uma tese sobre a relação entre sexualidade e pulsão de morte.
No início do século passado, Sabina abriu uma creche modelo na Rússia, chamada de Enfermaria Branca, por ter paredes e móveis todos brancos. Ela passou a trabalhar o amadurecimento psicológico de crianças, em geral, problemáticas.
Gostaria de mostrar para você, um dos trabalhos mais emocionantes que Sabina Spielrein tratou. No filme, um casal sai em busca de alguma documentação sobre suas teorias. Eles acabam encontrando diversas cartas que ela trocava com Freud e Jung. Nesse trecho do filme, eles conversam com um senhor que foi tratado por ela. Infelizmente, não consegui uma cópia legendada, somente dublada, mas mesmo assim vale muito apena, pois tudo que se passa nesse filme é verídico e essa cena, para mim é maravilhosa.
P.S. _ Sabina Spielrein era judia e foi morta em 42 junto com suas filhas por soldados nazistas.
Sua creche, chamada de enfermaria branca, foi fechada por Stalin, 3 anos depois de aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário