Acho importante antes de iniciar o trabalho de TAA fazer uma anamnese com o paciente. Questões que irão ajudar na escolha do cão co-terapeuta.
Lembro que trabalhei com uma menina com síndrome de down numa escola de inclusão (Paulicéia). Eu ia com a Milla (Golden retriever). Nas sessões a menina gostava de brincar com a cachorra, mas eu sentia que não havia um vinculo, era mais um carinho.
Um dia precisei levar a minha outra cachorra (poodle) na sessão. Coloquei a Scully no cantinho da sala e iniciei a sessão com a Milla e a menina. Começamos com escovação. Ela escovava os pelos da Milla e olhava para a Scully, até que perguntei se poderíamos chama-la para também ser escovada. A menina fez um gesto afirmativo com a cabeça e deu um sorriso. Bem, o restante da sessão foi com a Milla deitada dormindo em um canto e a Scully recebendo carinhos e petiscos. O rosto da menina era de ternura pela Scully, ela na hora sentiu uma empatia.
Nesse exemplo pude perceber que embora a Milla seja uma excelente cão co-terapeuta, a identificação aconteceu com a Scully, uma poodle sem muitos “atrativos”
Creio que se tivesse feito algumas perguntas antes de iniciarmos o trabalho, daria para perceber suas afinidades e escolher melhor o cão.
Segue uma dica de uma anamnese para crianças que não tem a linguagem comprometida:
- Você gosta de cachorro?
- Qual cachorro você acha mais bonito?
- Que tamanho de cachorro você gosta mais?
- Você tem cachorro? Qual?
- O que vc mais gosta no seu cachorro?
- Dos cachorros que você conhece, qual você acha mais legal?
- E o que você menos gosta em um cachorro?
- Algum cachorro já latiu pra você ou tentou te morder? Como era esse cachorro?
OBS.: no caso de assistidos que não conseguem verbalizar, aconselho fazer uma sessão com cada cachorro para verificar qual deles a criança se identifica mais.
Excelentes dicas!!!
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