sábado, 10 de dezembro de 2011

A importância do brinquedo

Assim como as crianças, o brinquedo é fundamental para o cão ter um desenvolvimento saudável.  Quando um cão está entretido no brinquedo, ele não só está “te dando um pouco de sossego, mas principalmente está  aprendendo a se socializar. Ele interage com o mundo também através dos brinquedos. Está aprendendo a controlar a força das suas mordidas e a canalizar sua ansiedade no objeto. Também  muitos cães elegem seu “brinquedo favorito”.  E é através desse brinquedo que você poderá educá-lo.
Existe uma hierarquia nos tipos de brinquedo. Pode-se dizer que são divididos em três grupos: brinquedos descartáveis; intermediários; especiais.
Descartáveis: são aqueles do dia-a-dia. O cão pode morder à vontade, pode estragar  em minutos que não será repreendido. É interessante deixar seu cheiro no brinquedo, pois ele vai sempre procurar um objeto que tenha a sua identidade, e assim, suas havaianas, seu sapato novo, sua bolsa estarão mais seguros.
Intermediários: são brinquedos que duram mais e os cães até podem estragá-lo, mas não quando vc estiver por perto para não perder sua autoridade. Utilize esse brinquedo para educá-lo. Você determina a hora de dar o brinquedo. Vc deve repreendê-lo se estiver tentando estragar o objeto. É um ótimo recurso para se estabelecer os limites do que ele pode ou não pode fazer.
Especiais: são aqueles que o cão elege para ser o seu brinquedo mais legal. Assim como as crianças, um objeto preferido, ajuda no desenvolvimento saudável dos cães. Você deve mostrar para ele que está cuidando e protegendo esse brinquedo. Sabendo disso, o cão fica tranqüilo e vc se torna um líder sensato e querido por ele.


Observações:
 Se você não tem problema em dar garrafa pet para seu cão, dou uma dica preciosa. Pare para pensar um pouco nos objetos da sua casa  que você nunca usou e nem vai usar ou que estão  velhos, antes de mandar para o lixo reciclável, garimpem alguns possíveis brinquedos.

Potes, embalagens e tampas

Muitos objetos que fazem parte do nosso dia-a-dia são mais resistentes do que os brinquedos que compramos nos petshops. Veja a foto acima. São tampa sem pote, pote sem tampa, garrafa, embalagens de sabonete líquido, shapoo, espremedor de laranja, potes de plástico que os supermercados usam para colocar as comidas prontas, pote de margarina. Nos potes com tampa, coloque petiscos para ele ficar mais atraente. Não se esqueça de lavar muito bem antes de liberar o brinquedo para seu cão.
Nos brinquedos especiais, você vai precisar gastar um pouco mais de dinheiro, pois precisam ser resistentes. Se seu cão elegeu como brinquedo um bichinho de pelúcia ou algo mais frágil, só dê a ele quando  estiver por perto para que não seja destruído rapidamente. Existem uns brinquedos da  Buddy Toys que são divertidos e mais resistentes.
E não esqueça: seu cão precisa brincar muito, quando está sozinho, com você ou com outros animais.   


       

2 comentários:

  1. Kátia, sou psicologa recem, me interesso mt pela tAA, gostaria de fazer um curso, vc poderia me indicar onde?

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom? pela ong INATAA, dou curso 4 vezes por ano, para iniciantes de todas as áreas. Entre no site ou blog e veja se já temos as datas. bj
    www.inataa.org.br

    ResponderExcluir