quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cão de pequeno porte e a TAA

É comum associar a Terapia Assistida por animais com cães de grande porte, principalmente goldens ou labradores. Essa associação é comum e verdadeira, pois os cães de grande porte são mais resistentes do que os cãezinhos, eles agüentam as brincadeiras mais pesadas, podem trabalhar com mais assistidos numa sessão e demoram mais para ficarem cansados.
Já os cães de pequeno porte, acabam ficando com as atividades mais tranqüilas como exemplo a escovação. Mas, embora os pequenos não estejam aptos para algumas atividades, isso não quer dizer que você não possa ampliar as suas aptidões para que faça uma quantidade maior de exercícios nas sessões de TAA .
E como você pode ensinar o seu cãozinho para que ele desenvolva mais habilidades:
1 – o maior obstáculo que irá encontrar é você mesmo. Os seres humanos têm uma necessidade natural de proteger cães supostamente indefesos. O correto é deixar que seu cão, principalmente filhote, consiga sair de uma situação desagradável sozinho ou com a ajuda de outro cão. (pegar bolinha embaixo do sofá)
2- cães quando querem algo pedem chorando e seu dono o atende tão rápido que esse choro dura alguns segundos. NUNCA pegue seu cachorro no colo quando ele estiver chorando para pedir algo. Ex.: porta fechada e o cão quer entrar. Ele chora e prontamente a porta é aberta.
3 – Tamanho não é documento. Cão pequeno, que recebe muita atenção do seu dono e que todas suas vontades são realizadas, tende a ficar mais bravo e valente quando se sente ameaçado. Seja quando entra em contato com um cãozinho ou com um pitbull. Socialize-o. Um cão socializado com outros cães é confiante e sabe se comportar diante de todos da sua espécie. Grande ou pequeno, macho ou fêmea .
4 – Filhotes. Eles são lindos, fofos e brincalhões. Muito difícil não ficar com eles no colo, fazendo muito cafuné. Crie uma rotina, por exemplo, só ponha no seu colo quando ele terminar de comer ou quando vc estiver assistindo o seu seriado preferido. Quanto menos ele for para o seu colo quando filhote, mais seguro ficará para enfrentar situações diversas. Ao invés de colocá-lo no colo, sente-se no chão e pegue algum brinquedo para interagir com ele.  Jogue bolinha para ele pegar, esconda-se para que ele tente te achar, ensine algum truque, como adivinhar em que mão está o petisco.
5- Cão de pequeno porte também pode se sujar e brincar na grama. Pelo menos no dia que vai ao pet shop promova encontros com outros cães adultos e confiáveis.  Deixe-os brincando e não fique com medo, pois eles “ falam a mesma língua e se entendem melhor”.
Nesse video abaixoestão o Scooby, um poodle filhote de 3 meses que está sendo treinado para uma criança de 8 anos e o Niko, um golden de 6 anos tranquilo e muito sociável. Como conheço o prefil dos dois, fico segura em deixá-los brincar.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário