segunda-feira, 16 de maio de 2011

PUNIÇÃO

Entre os donos de cão, existe uma dúvida interessante quando o assunto é: Como eliminar o mau comportamento do cachorro.
A maioria dos donos de cães vê a punição como o mal necessário para a educação canina. Mas cuidado, essa prática tem suas armadilhas. Em via de regra, logo após o castigo, bate aquela culpa por ter exagerado na dose. E o pior, ao sentir-se culpado, o jeito que o dono encontra para compensar o castigo é dando uma boa “recompensa” (muitos afagos, colinho e petiscos)

Grande parte das punições acontece de forma violenta e passional, sendo que o que era para ser um ato educativo se torna uma explosão de raiva quase incontrolável. Quem, com um filhote em casa já não experimentou a seguinte situação: em um dia estressante, você chega super cansado do trabalho e ao abrir a porta do apartamento, depara com um monte de lixo da cozinha ou do banheiro espalhado pela sala? Os 10 minutos seguintes são de uma revolta tamanha que, na sua cabeça delirante, um simples castigo, seria muito pouco. A vontade é de estrangular o causador dessa sujeira toda.

Mas, passado os 10 minutos, geralmente quando está quase terminando a limpeza e os batimentos cardíacos estão voltando ao normal, você “sempre” cai na besteira de olhar para o cão. Nesse momento você começa a sentir o peso do arrependimento. Ele com aquela cara de coitadinho te olha como se você fosse um carrasco, e o pior, você se sente um crápula. E aí, o final da história já é conhecido (muitos afagos, colinho, petiscos e quem sabe, até um “pode dormir na minha cama só hoje”).
E como eliminar esse comportamento?

Bem, no meu entender, essa pergunta freqüente está completamente errada. O comportamento de um cão filhote ou de um cão jovem é exatamente esse. Morder coisas, brincar com panos, enfim, “estragar” brinquedos não é um mau comportamento, é um comportamento de um cão normal. Crianças brincam, filhote de leopardo brinca, filhote de raposa brinca. Faz parte do desenvolvimento de um mamífero pegar coisas  com a boca e em se tratando de um cão coisas com cheiro gostoso.

Você deve estar imaginando que então, não tem jeito. Tem jeito sim, só que dá trabalho.
Quando compramos ou ganhamos um animal de estimação, temos que ter a consciência que um animal precisa ser educado, que isso é um processo e que vamos gastar meses para alcançar o resultado desejado.
Não existe milagre. É necessário passar por todas as fases do desenvolvimento e cabe a você, tomar cuidado para evitar que o cão acabe com a sua casa.

Veja algumas informações que poderão ser úteis:

  • Acorde meia hora antes que o habitual para poder organizar sua casa;
  • Faça uma lista de objetos que não podem ser destruídos e os retire do alcance do seu cão;
  • Lembre de fechar todas as portas dos armários, fechar o banheiro e suspender os cestos de lixo;
  • Tire tapetes e passadeiras enquanto o cão estiver na fase de controle do xixi;
  • Espalhe muito jornal pela casa para que o cão ao sentir vontade de fazer xixi, tenha logo o seu “banheiro” por perto. Vá diminuindo a quantidade de jornal conforme o número de acertos;
  • Leve seu cão a um pet shop e faça-o sentir o cheiro de perfume para cães. Compre o que ele mais sentiu aversão e coloque nos pés das cadeiras, sofá e poltronas;
  • Caso você não queira que ele suba no sofá, ao invés de não deixá-lo na sala, coloque alguns objetos pesados no assento, assim não terá espaço para ele deitar;
  • Compre bastante brinquedo que possa ser destruído;
  • Dê a ele algum pano ou camiseta com seu cheiro para que possa brincar;
  • Deixe biscoitos escondidos;
  • Durma com algum brinquedo de pelúcia e na manhã seguinte, antes de sair, dê para ele brincar;
  • Faça uma bola de meia com sua meia usada (não lave a meia) e deixe junto com os brinquedos;
  • Esfregue em um ossinho, salsicha (pode ser normal, de frango ou  de peru) e deixe para que ele se divirta lambendo o osso antes de roê-lo.

E LEMBRE-SE: UM CÃO PRECISA SER SOCIALIZADO, QUER DIZER, ELE PRECISA PASSEAR TODOS OS DIAS.





Um comentário:

  1. CONCORDO! FILHOTE DE CÃO É "EDUCÁVEL", COMO "FILHOTE" DE GENTE. DÁ TRABALHO,MAS VALE A PENA...

    VALEU!
    JAN

    ResponderExcluir