quinta-feira, 7 de outubro de 2010

TAA com autistas

Olá.
Ontem fui ao atendimento no APS Santa Marcelina - NIR Jardim Soares. Eu, Silvana (presidente do INATAA), Natália (fisioterapeuta do NIR) e Márcia (fono do NIR) atendemos um grupo de crianças autistas com os cães co-terapeutas, Balú (golden de 1ano e meio), Namour (golden de 2 anos), Guria (beagle de 5 anos) e Paraná(várias raças de 7 anos).
Esse trabalho é um projeto piloto com duração de 6 meses, sendo que no fim de outubro encerraremos essa primeira etapa.
São quatro crianças com afasia, ecolalia e comportamento esteriotipado..
No início, uma das nossas dificuldades, foi a tentativa de fazer com que os meninos focassem sua atenção no cachorro. Para isso, deixamos a sala praticamente sem nenhum outro estímulo. É claro que mesmo assim, eles encontraram o interruptor que: com a função de “apagar e desligar a luz”...”apagar e desligar a luz”...”apagar e desligar a luz”...Acho que mais ou menos um mês levou para começarem a ter contato visual, tocar os cães, colocar a cabeça no cão como se ele fosse um travesseiro.
A mudança para uns foi mais rápida que para outros, mas todos tiveram nesses 5 meses e meio, uma mudança significativa. Ontem, por exemplo, o menino mais disperso, ficou brincando de jogar a bolinha para a Balú. Primeiro, começou a jogar a bola para que ela fosse pegar e devolver. Depois, ele pegava a bola e colocava perto de seu pé para que a Balú fosse até ele pegar a bola. Por último, sentou no chão e colocou a bola entre as suas pernas e olhou para ela a fim de que fosse até ele.
Minha intervenção foi no sentido de deixá-lo seguro para brincar. A Balú pegava a bola e voltava. Eu mandava ela soltar no chão e depois entregava a ele. Repeti essa atividade algumas vezes e depois parei para ver qual seria sua reação . Quando ele ia parar também de brincar, a Balú pegou a bola e jogou mais perto dele. Então, ele ainda meio receoso, jogou a bola para ela. estabelecendo um contato com a Balú. Ele expressou sua vontade de brincar com ela, sem a necessidade de um intermediário. Realmente foi fantástico.
Bem, não quero me estender mais para não ficar cansativo, mas posso garantir que é um trabalho gratificante e emocionante.
Quarta que vem conto mais sobre nossas atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário